domingo, 16 de junho de 2019

CIVILIDADE & CIDADANIA - Dicas do Chico Esperto V

Aproveitamento de alimentos



Chico, nesse dia, foi cedinho para a casa do amigo Zé, que tinha ao lado um grande terreno que costumavam usar pra soltar pipa. Os dois meninos passaram a manhã toda empinando seus "papagaios", quando a barriga os lembrou que precisavam parar para o almoço, e foi a vez do Zé retribuir o almoço do outro dia, convidando Chico para comer em sua casa. 

- Mãe - disse o Zé, entrando na cozinha - convidei o Chico pra almoçar com a gente! 

Dona Zica olhou para os meninos, um tanto quanto constrangida, e falou para o filho: 
- Zé, cê num me disse antes... Só tem aí um pouquinho da batata de ontem que guardei na geladeira, e um pouquinho de arroz, filho. Cê me desculpe, Chico, mas eu num queria que você comesse tão mal. Vou fritá um ovo pra você e um pro Zé, fio. Me desculpe, tá bom?

- Que é isso, D. Zica! Tem disso não co'a gente. Lá em casa também o Zé passa alguns "aperto", não é, Zé?
- Ah, mãe... batata e arroz de novo? - reclamou o Zé.
- Filho...
- Ora, Zé, não precisa não! - disse o amigo Chico. E virando-se para Dona Zica, perguntou, com os olhinhos brilhantes de sempre:
- Dona Zica, a senhora sabe que meus pais trabalham e sou eu que me viro na cozinha lá em casa, não sabe?
- Sei sim, meu filho. O Zé me fala que você é muito esperto mesmo!
- Então a senhora deixa eu preparar nosso almoço hoje? Eu faço as "coisa" rapidinho e vocês só comem. A senhora deixa?
- Mas Chico, não tem nem nada pra preparar hoje...
- A senhora falou do ovo, e tem sal e manteiga, não tem?
- Bom, isso tem!
- Então pronto! Eu cuido disso e o Zé vai arranjar outro troço pra se queixar que não a comida. Deixa comigo, tá?

Dona Zica sorriu e confiou na esperteza do Zé, falando então pra ele pegar tudo o que quisesse, além da sobra da comida na geladeira.

- Tem um pouquinho de feijão aqui, Dona Zica. - Disse ele ao abrir a geladeira.
- Mas é só um pouquinho, Chico. Isso aí o Zé sozinho dá conta, por isso que nem falei.
- "Xá comigo!" - respondeu ele. 

Cozinhou dois ovos, colocou o restinho de feijão na panela e misturou nele um pouco da farinha de rosca que achou no armário. Depois picou os ovos e botou junto, e acrescentou uma pitadinha de pimenta. Nem sal precisou, que o feijão já tinha sal e linguiça picada.  Misturou tudo com um pouquinho de água e...

- Prontinho! Aqui está o nosso tutu à mineira!
- Nossa, Chico! Como aumentou! Dá pra nós três agora e ainda sobra!  - disse Dona Zica, admirada com a esperteza do menino.

Aí foi a vez das batatas cozidas, que D.Zica tinha guardado ainda sem temperar, do que sobrou da salada do dia anterior. Chico amassou os pedaços. Colocou um pouco de manteiga, sal, e cebola bem picadinha... 
Por ultimo esquentou o arroz e falou com Zé:

- Pronto, Zé: cê não vai repetir a comida de ontem:  temos arroz com tutu e um purê de batatas acompanhando. Tá legal agora, seu reclamão?

- Que é isso, menino! Gratinou até o queijo ralado por cima do arroz e do purê!

Sentaram-se à mesa, e Dona Zica mal se aguentava de tão feliz:
- Chico, que coisa gostosa, menino! E como você fez a comida crescer. Olha só, até sobrou tutu! 
- Pois é, Dona Zica, a farinha e o ovo picado aumentam bastante o feijão!... E você, Zé, ficou contente agora?
- Pôxa! Queria só fazer uma perguntinha...
- O que é?
- Você vem de novo amanhã?

.o0o.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial