Jornalismo com cacife para enfrentar a indecência
Glenn e David são duas figuras extraordinárias do cenário político nacional, que têm funcionado como muralhas contra muitos desmandos e injustiças tanto aqui quanto ao redor do planeta. Glenn, norte-americano de nascimento, adotou o Brasil como sua casa, para nossa sorte, e junto de David traz uma biografia admirável na defesa de direitos e debates dos grandes temas que afetam a vida de todos nós aqui e no exterior. O casal sempre manteve uma militância incansável ao denunciar grandes escândalos e enfrentar adversários poderosos de peito aberto, a quem incomodavam muito com sua coragem e ousadia.
Tanto Glenn como o marido brasileiro, antes de jornalistas respeitados mundo afora, são donos de uma biografia à prova de ataques, mesmo entre seus adversários, que não conseguem elementos para combatê-los por esse lado. São muito atacados como denunciantes de tantos esquemas criminosos que trazem a público, como era de se esperar, mas passam sem arranhões por elas graças a uma trajetória que não abre espaço para dúvidas no que toca a lisura e integridade moral, que atuam como seu grande escudo.
Mas, para fazer frente a um desafio dessa magnitude, o casal soube construir sua fortaleza da maneira mais inteligente possível: oriundo do Jacarezinho, uma favela da zona norte do Rio, David chegou a passar fome e buscar comida no lixo antes de encontrar a saída pela educação. Graduou-se em Marketing e Jornalismo e, não satisfeito, ingressou na política partidária na Câmara Legislativa do Rio, dividindo pautas com ninguém menos que Marielle Franco na defesa das causas de negros, favelados, LGBTs e pessoas vulneráveis e desasistidas como moradores de rua. Atualmente exerce o cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro no Congresso Nacional. Glenn, por sua vez, também é formado em Jornalismo e em Direito Constitucional, além de respeitado como autor de best sellers que lhe valeram grande consagração quando escrevia para o New York Times.
Dá então pra entender que enfrentar adversários como eles não é uma tarefa fácil diante da sólida formação de ambos como jornalistas, além das carreiras no judiciário e no legislativo em suas respectivas áreas, que lhes dá credencial para o forte ativismo que exercem numa sociedade preconceituosa que, sem ter como encontrar fragilidades pela linha dos valores pessoais, busca atacá-los pelo viés de uma moralidade hipócrita e conservadora.
Vida longa a David Miranda – que agora precisa de nossa ajuda – e a seu fiel companheiro de jornada Glenn Greenwald e seus filhos por todos os momentos em que foram eles a nos ajudar com sua incansável luta pelas liberdades e pela verdade dos fatos.
O golpe desferido abaixo da linha da cintura
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial