Todas as pessoas em qualquer parte do mundo buscam, lutam e até matam em nome da Cidadania, mas poucos se detêm para refletir sobre Civilidade, não sendo raro que não entendam sequer do seu significado. Como diferença mais relevante sabe-se que cidadania é mais vista como direito do que como dever... Quando cobramos cidadania estamos esperando que o chamado "Estado de Direito" se imponha de forma a garantir os direitos de que nos vemos revestidos enquanto cidadãos.
Já a Civilidade implica no enquadramento desse cidadão nas melhores práticas do convívio social, de forma a que considere a
existência do outro antes de tomar decisões ou adotar posturas individuais. Ou seja: ele precisa lembrar-se de que todas as demais pessoas possuem os mesmos direitos e que, portanto, aquilo que interessa a ele não poderá se sobrepor ao interesse dos demais, nem os direitos que reclama para si podem se fazer mais importantes que os direitos de que também são possuidoras as demais pessoas.
E isso, como fica fácil compreender, não se faz tão desejável quanto a primeira, porque coloca o "
dar" antes do "receber", o
respeitar direitos antes da cobrança para exercê-los, a consciência da
inclusão do outro colocada na frente da busca pessoal pelo privilégio.
Daí porque a Civilidade aparece antes da Cidadania, tanto no título deste Blog quanto como regra para o adequado exercício dos direitos humanos. Como cobrar aquilo que negamos aos outros? Como atropelar o direito alheio na tentativa de fazer prevalecer o que lutamos por conquistar? É sobre isso que me proponho a discutir neste espaço, de forma a promover reflexão sobre a dificuldade para obter o máximo do que buscamos, quando sequer oferecemos o mínimo que todos os demais à nossa volta deveriam merecer de nós.
⧫⧫⧫
Caso encontre qualquer dificuldade para deixar seus comentários, críticas, ou expressar livremente sua opinião sobre qualquer postagem deste blog, por favor, avise-me imediatamente para que possa corrigir a falha. Sua opinião será sempre muito bem-vinda!
If you find any difficulty to post your comments, please let me know so that I can correct the fault immediately. All comments or critiques on this blog will always be welcome. Thank you.
Email: luizroberto.bodstein@gmail.com